Dicas de Economia de Energia II - Refrigerador / Freezer NOVO!



Olá vocês!
Essa semana eu estava numa de procurar uma geladeira nova. Me deparei com um trilhão de dúvidas, em relação ao design, eficiência, e preço. Nessa ordem. Eu gosto muito da brastemp e da consul, (sabia que são do mesmo fabricante?) Acho que vou ficar com a BRM 35 da Brastemp.
Fiz uma compilação de algumas dicas úteis na hora de escolher uma geladeira nova. Me ajudaram e vão ajudar você também!


Vale à pena procurar por refrigeradores eficientes?

Sim, vale. Os refrigeradores são responsáveis por cerca de 1/3 de sua conta de luz. Isso porquê ficam ligados 24h por dia, durante todo o mês. Os refrigeradores cujos fabricantes fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem devem possuir, obrigatoriamente, a etiqueta do INMETRO com o consumo mensal, dado em kWh.




Como calcular o custo mensal de um equipamento em meu orçamento doméstico?
Antes de mais nada, é preciso conhecer a potência do equipamento. Procure saber se esta informação consta no aparelho. Assim sendo, proceda o cálculo da seguinte forma:
Custo(R$) = (Potência(Watts)/1000) x( Horas Utilizadas / mês) x (Tarifa(R$/kWh))
A tarifa de energia elétrica pode ser conseguida em sua conta de luz, ou junto ao atendimento ao consumidor de sua concessionária local.


O que são as "estrelas" que classificam os freezers?

Os freezers vendidos no Brasil recebem a classificação de (*), (**) ou (***) de acordo com a temperatura que é mantida no interior do aparelho. Os que possuem uma estrela mantém os alimentos a uma temperatura mínima de - 6ºC, o de duas a -12ºC e o de três, a -18ºC. Essa informação está disponível nas etiquetas que acompanham os produtos, e entram no cálculo da eficiência do equipamento.


Como adquirir um refrigerador eficiente?

É muito simples. Todos os refrigeradores que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem ostentam a etiqueta do INMETRO com sua classificação no que diz respeito à eficiência energética. Os equipamentos que estão na faixa "A" são os que consomem menos, e que garantirão uma maior economia de energia ao longo de sua vida útil. Caso o produto não seja de um fabricante inscrito no programa, será necessário que se busque o consumo no manual técnico do equipamento. Comparando com um similar de mesmo volume, o consumidor terá condições de avaliar a eficiência do produto.


O ajuste de termostato da geladeira adianta alguma coisa?

Sim. Um equipamento ajustado no "mais frio" pode acabar consumindo mais energia do que o necessário para seu funcionamento, além de proporcionar o acúmulo de gelo no compartimento do congelador. Por outro lado, deve-se ter em mente que a temperatura interna deve ser compatível com a função de preservação dos alimentos. Como regra geral, diminuímos o termostato no verão (para "mais frio") e aumentamos no inverno.
Fonte: Centro de Aplicação de Energias Eficientes

Comentários

Fernanda Diniz disse…
Olá, sou a Fernanda do Grupo EC, uma empresa de marketing digital localizada em São Paulo.

Estamos em busca de novos parceiros e olhando seu site, verifiquei que ele tem potencial, por isso temos uma proposta de parceria IMPERDIVEL para seu site.

Caso ficou interessado entre em contato URGENTE das 9 às 17:30 pelos canais abaixo:

Tel: (11) 3207-6000 ramal direto 204

E-mail: fernanda.diniz@grupoec.com.br
Anônimo disse…
Hello foi a 3ª vez que li o teu blogue e reflecti imenso!Bom Trabalho!
Adeus