Como pintar piso de madeira


O piso da cozinha estava bem judiado e arranhado pelos cachorros. As tábuas desbotadas estavam com uma aparência bem ruim.


Colocando massa e retirando os defeitos da madeira
Quando é assim é necessário fechar os buracos e defeitos maiores. Para isso você pode usar uma massa de calafetar madeira na cor do seu piso ou misturar pó de serra com cola e passar sobre os defeitos. Depois de seco deve-se lixar para igualar.

Lixar e limpar bem o piso
Se o seu piso está com cera, ela deve ser toda removida. Use removedor de cera que você compra em supermercados e retire totalmente os resíduos. Se for verniz, é importante lixar bem todo o piso até retirar a cobertura e ficar na madeira. Depois uma boa limpeza para que não reste poeira nenhuma.


Isolar as paredes do piso
Depois do piso completamente limpo e seco, isole-o das paredes e móveis usando fita crepe.


Pinte o piso começando com as bordas
Prepare sua tinta corretamente. Normalmente ela precisa ser muitíssimo bem misturada para que seus componentes se integrem totalmente. Comece pintando pelas bordas e use para isso um pincel largo de cerdas macias. Na parte interna use um rolo de veludo rebaixado. Depois de secar passe uma segunda demão.


O piso pronto: como pintar seu piso de madeira
Se desejarem dar uma proteção extra à pintura, podem passar uma demão de verniz a base de água, e esperar a secagem se completar totalmente antes de pisar sobre o assoalho. Lembrem também de somente passar o verniz depois que a tinta estiver totalmente seca, para que o verniz não fique melequento. Vejam como o piso ficou bonito e o ambiente renovado com outra aparência.


Vejam que a grande dificuldade do processo é preparar bem o piso retirando a cobertura que existe. Depois é esperar a secagem se completar antes de circular no ambiente.
A tinta que vocês podem usar para esse procedimento pode ser aquela tinta acrílica própria para piso cimentício. Ela vai aderir bem e terá resistência contra riscos. Outra opção é usar tinta epóxi que também é bastante resistente.

Eu já li em alguns artigos sobre experiências de pessoas que pintaram seus pisos de madeira usando tinta automotiva. Ela não é a mais indicada porque a durabilidade pode ser inferior e a manutenção é bem maior. Nesses casos o piso deverá receber cera frequentemente, e ter a camada anterior removida antes de cada nova aplicação. Isso dá um bom trabalho, concordam?

Portanto eu optaria por tinta acrílica mesmo e se o seu piso for maciço fica muito mais fácil mudar de ideia. Usem e abusem dessa dica.

Fonte: High-Heeled Foot in the Door

Comentários