Como construir I

Quando pensamos em construir juntamos várias imagens em nossa mente de como imaginamos a futura casa. Mas isso não é o bastante. Precisamos planejar. Projetar mesmo, não desenhar.

Também vale muto contratar bons profissionais. Arquitetos, engenheiros, mestre de obras... Pessoas que sabem o que estão fazendo, que sejam reconhecidos pelo seu bom trabalho e o levem à sério. Converse com eles sobre o que você espera.
Desconfie se o preço for muito barato, ou se o projeto não tiver muitos detalhes, no caso do arquiteto/engenheiro. Falarei disso mais adiante.

Confira nessa série de posts alguns cuidados necessários na hora de construir.


1. Escolha do terreno.


Escolher bem o terreno antes de comprar é fundamental, aconselho vocês a levarem um engenheiro ou topógrafo ao lote. Soube de um caso em que a pessoa sonhava morar naquele bairro, numa cidade serrana (não lembro os nomes). Ela encontrou esse terreno pela metade do preço dos da região e disseram a ela que tinha urgência em vender por causa de uma viagem ou coisa do tipo. A senhora comprou o terreno e contratou um arquiteto pra projetar sua casa lá. Quando ele chegou disse que ela caiu numa roubada: o terreno era íngrime demais e tinhas umas pedras enormes, e ela que pensava em contruir uma casa por volta de cem mil reais, precisaria gastar o dobro disso só no preparo do terreno. Conclusão: ela ficou com um lote inútil, onde nada poderia ser construído com o orçamento que ela tinha, perdeu dinheiro.


continua aqui

Veja outros posts dessa série:
Como construir III - O projeto em si

Comentários