Dicas de Economia de Energia III - Máquinas de lavar / secar


Máquina de Lavar (roupa e louça)

A máquina de lavar roupa é um equipamento que possui um ciclo de funcionamento com operações de lavagem, enxágüe e centrifugação. Tem uma potência variável entre 500 e 1.000 Watts e consome de 5 a 10 kWh por mês, de 2 a 5% do total consumido em uma residência.

• Para você fazer economia de energia e água, procure lavar, de uma só vez, a quantidade máxima indicada pelo fabricante;
• Acostume-se a limpar o filtro da máquina com freqüência;
• Utilize somente a dosagem correta de sabão especificada pelo fabricante, para que você não tenha que repetir a operação Enxaguar;
• Leia com atenção o manual do fabricante, para saber tirar o máximo proveito de sua máquina de lavar.


Máquina de Secar Roupas

• Regule o tempo do funcionamento da secadora de acordo com a temperatura necessária à secagem dos diversos tipos de tecidos. Para tanto, consulte o manual do fabricante.
• Procure usar a máquina só depois de juntar a quantidade de roupa correspondente a sua capacidade máxima.
• Retire e dobre, ou pendure, as roupas logo que a máquina parar, para evitar que se amassem, diminuindo a necessidade de passá-las a ferro.
• Periodicamente limpe o filtro de ar.



Tinta sobre piso

Renovar a casa, transformar, fazer combinar, esconder imperfeições, variar um pouco... Ótimos motivos para pintar o piso ou azulejo.

É bem mais rápido do que trocar o piso e você mesmo pode fazer! A superfície precisa estar bem limpa para a tinta aderir. Preste bastante atenção em fios de cabelo ou sutis pingos de vela. Acredite, eles podem ficar bem visíveis depois que o chão for pintado. Mesmo assim gostei muito do resultado, repare como o ambiente cresce e fica iluminado.

_depois________________antes



Nas imagens das fotos foi usada tinta esmalte epóxi Suvinil código 0793, uma tonalidade de cinza. Essa tinta também serve para concreto, pisos, azulejos/pastilhas, madeira... E rende mais ou menos 50m2 galão/demão. Em nove horas está seco para manuseio. Você pode pintar a noite e quando acordar estará pronto!

Faça também e volte para nos contar!


E que tal pintar a geladeira também?

Como construir III - O projeto em si

3. O projeto em si. como citei aqui.

Isso siginifica o projeto legal (o que vai para a prefeitura) e mais projetos complementares. São eles:


Implantação da edificação no lote. Onde do terreno a casa será construída, a que distância de cada muro...
Planta dos pavimentos. Não adianta só dizer que haverá dois quartos no segundo pavimento, precisa mostrar onde serão.
Planta de cobertura. O que vai cobrir a casa? Laje? Telhado? Quantas águas o telhado terá? Para quais lados elas irão cair?
Cortes. Transversais e longitudinais. O bastante para o projeto ser bem compreendido.
Elevações. Com os respectivos materiais de acabamentos, afinal, o mestre de obras vai precisar de um desenho que mostre onde haverá pisos e azulejos, a paginação dos mesmos...
Projeto estrutural. Nele constam as fundações, pilares, vigas, etc, e suas especificações.
Projeto de telhado. Marcação de estacas, vigas...
Projeto de elétrica. Marcação de todos os pontos de eletricidade...
Projeto de hidráulica. Marcação de esgoto e água limpa. Detalhando onde passará cada cano.


 
Achei essa imagem de exemplo  no site http://www.jd.arq.br/


 
Veja outros posts dessa série:

Como construir III - O projeto em si

Pintura na geladeira

Você já deve ter pensado nisso. Eu já pensei. E uma minha tia fez.
Se você também quer pintar sua geladeira ou fogão pense bem antes.
Geladeiras antigas gastam mais energia que os modelos novos, principalmente se não estiverem bem ajustadas. Se for feito apressadamente pode não ficar bom e a tinta tem que ser boa pra não descascar depois.







Material:

Fita crepe larga
Lixa 80, 120, 400, 600
Massa plástica
Primer Epoxi
Tinta Epoxi

Equipamento de pintura:
Você precisará de pelo menos duas pistolas de pintura (uma pistola para o primer e outra para a tinta), um regulador de ar com filtro de água, um compressor, e é claro, mangueiras de ar. Também pode ser feito com um rolinho macio, mas sem dúvida que é muito melhor com a pistola.

Gaveta surpresa


Quando era criança minha mãe me ensinava a forrar minhas gavetas.
Fica lindo e surpreende.

Casa com garrafas PET


Olha só que maneira interessante de aproveitar as garrafas PETS! Essa casa na bolívia foi toda feita de com elas. Achei a fachada uma graça, e você?



Como é a temperatura em uma casa feita com garrafas PET?
Em geral pode-se dizer que é um desenho bioclimático, o que significa que quando estiver frio lá fora, dentro será quente e vice-versa.

Quanto custa construir uma casa com garrafas PET em relação a construção convencional?
Normalmente podemos dizer que o custo baixa entre 40% e 60 %, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que estamos construindo.

Que tipo de garrafas podem ser usadas?
Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.

Como construir II - Projeto da casa

2. Projeto da casa.

O projeto é uma etapa muito importante e não deve ser menosprezada. Quem estuda um pouco disso sabe que não é só um quadrado, dividido em partes menores as quais se atribui funções específicas. No projeto devem ser considerados:

O norte. Aqui no rio, as faces que recebem mais sol são as norte e oeste, por isso deve-se evitar colocar as áreas de maior permanência (quartos e salas) nessas direções. Um bom uso dessas áreas seria para a área de serviço para a secagem de roupa. Deixando assim os quartos e salas dos lados sul e leste, que pegam sol pela manha, que aquece menos que o sol da tarde (aqui, principalmente de 11 as 15) do oeste. Caso não possa evitar que áreas de permanência longa fiquem expostas ao sol forte, tente protegê-las com brises, varandas ou toldos.



O vento. Os ventos variam de acordo com a região do país, o relevo, o clima, a época do ano... Na cidade do rio de janeiro, por exemplo, a direção predominante anual dos ventos está entre o nordeste e o sudeste. Para saber sobre o vento da sua cidade consulte o CRESESB. Sabendo o vento predominante você pode planejar suas janelas e portas de modo que haja uma boa circulação do mesmo dentro de casa durante todo o ano.

Os moradores. Um casal tem necessidades diferentes de uma família com três filhos e um cachorro. O primeiro pode querer um escritório, uma sala grande pra receber amigos. O segundo vai precisar de mais quartos, uma sala fácil de arrumar, quintal, canil pro cachorro. Todas essas coisas e mais o gosto pessoal dos moradores devem ser considerados.

O orçamento. De nada adianta você projetar uma casa maravilhosa se o orçamento é mais alto do que o que se pode pagar. Ou se o orçamento da obra foi mal realizado e durante a obra os gastos acabam extrapolando. Se não há muito dinheiro é melhor construir uma casa adequada, menor e com materiais mais baratos (não confunda com qualidade inferior) do que nunca terminar a obra.

continua...



Veja outros posts dessa série:
Como construir III - O projeto em si

Dicas de Economia de Energia II - Refrigerador / Freezer

A geladeira é o eletrodoméstico responsável pelo maior consumo dentro de uma residência; cerca de 30%, porque funciona 24 horas por dia, todos os dias. Dependendo dos modelos, elas apresentam potências variadas entre 150 e 400W.

• Instale o aparelho em local bem ventilado. Evite a proximidade do fogão, de aquecedores, ou áreas expostas ao sol.
• Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, no caso de instalação entre armários e paredes.
• Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.
• Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los, e deixe espaços entre eles.
• Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes.
• Não guarde líquidos em recipientes sem tampa.
• Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois isto dificulta a circulação interna do ar.
• Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro de espessura.
• No inverno, as temperaturas ambientes mais baixas permitem reajustar o termostato para manter o mesmo nível de temperatura interna, com menor consumo.
• Conserve limpas as serpentinas do condensador que se encontram na parte de trás ou na parte inferior da geladeira, limpe-as com um pano e retire a poeira com um aspirador de pó pelo menos uma vez por ano.
• Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.
• Faça o teste de vedação das portas. Problemas na vedação aumentam o consumo de energia. Verifique da seguinte maneira:
Coloque uma folha de papel entre a borracha da porta e o corpo do aparelho e feche a porta sobre ela. Tente retirar a folha. Se ela deslizar e sair facilmente, é sinal de que a vedação não está boa. Nesse caso, providencie a substituição da borracha e/ou o ajuste das dobradiças.
OBS: Faça o teste em toda a volta da porta.
• Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia.
• Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
• Ao escolher um novo aparelho, leve em conta também as informações da etiqueta INMETRO que indica o consumo médio mensal do refrigerador ou do freezer.
• Escolha a geladeira com a capacidade adequada para as necessidades de sua família.

Fonte: Centro de Aplicação de Energias Eficientes

Bookmark and Share

Tinta sobre piso