Dicas de Economia de Energia IV - Instalações Elétricas


Instalações Elétricas (Fugas de Potência)

Uma causa muito comum de aumento na conta de energia elétrica é a "fuga" de energia elétrica. Como nos vazamentos de água (cano furado, goteira, etc.), a "fuga" de energia ou corrente elétrica é também registrada pelo medidor, e você acaba pagando uma energia que não utilizou. As principais causas de "fuga" são: emendas de condutores mal feitas, condutores desencapados, mal dimensionados, ou com isolação desgastada pelo tempo. Pode ser provocada, ainda, por eletrodomésticos defeituosos.
Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo:
Instalação elétrica:
Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
Verifique se o disco do medidor continua girando. Caso continue, existe a "fuga de corrente".
Para identificar a origem da "fuga", desligue a chave geral.
Se o disco do medidor parar de girar, então o defeito é na instalação elétrica. Neste caso, consulte um eletricista de confiança.
Caso o disco do medidor continue girando, o defeito pode ser no medidor. Consulte, então, o Teleatendimento da sua concessionária de energia elétrica.
Nos eletrodomésticos:
Ligue novamente a chave geral, mantenha todos os aparelhos desligados e luzes apagadas.
Ligue um aparelho por vez na tomada, sem fazê-los funcionar - exceto, claro, os equipamentos automáticos que se ligam sozinhos e, portanto, vão consumir energia durante esse teste (geladeira, por exemplo).
Se o disco do medidor começar a girar, o eletrodoméstico em teste ou a tomada estão com algum defeito (repita o teste com os outros aparelhos; se o disco continuar a girar, o defeito é na tomada).
Fonte: Centro de Aplicações de Tecnologias Eficientes


Comentários