Pintura na geladeira

Você já deve ter pensado nisso. Eu já pensei. E uma minha tia fez.
Se você também quer pintar sua geladeira ou fogão pense bem antes.
Geladeiras antigas gastam mais energia que os modelos novos, principalmente se não estiverem bem ajustadas. Se for feito apressadamente pode não ficar bom e a tinta tem que ser boa pra não descascar depois.







Material:

Fita crepe larga
Lixa 80, 120, 400, 600
Massa plástica
Primer Epoxi
Tinta Epoxi

Equipamento de pintura:
Você precisará de pelo menos duas pistolas de pintura (uma pistola para o primer e outra para a tinta), um regulador de ar com filtro de água, um compressor, e é claro, mangueiras de ar. Também pode ser feito com um rolinho macio, mas sem dúvida que é muito melhor com a pistola.


Preparação
1. Escolha um local ventilado, e cubra paredes – caso existam - com jornais ou plástico. Quanto mais iluminada for sua área de pintura, melhor. Caso pinte em um local fechado, opte por cobrir as paredes com plástico branco (à venda em lojas de materiais de construção) pois esse plástico além de proteger as suas paredes, é bem refletivo, e vai possibilitar que você veja melhor o que está fazendo.
2. Retire a borracha da sua geladeira. Com a ajuda de uma chave de fendas adequada, isto é bem simples. Levante a borracha pela borda externa que será possível visualizar os parafusos para retirá-los.
3. Agora limpe a parte externa de sua geladeira. As superfícies devem ficar limpas de poeira, sujeira, fumaça, lubrificantes e ma
nchas de alimentos. Se você tiver, use um vaporizador tipo Vaporetto.
4. Agora, antes de aplicar a tinta, você vai precisar inspecionar as superfícies do seu refrigerador, para ver se existem rachaduras, arranhões ou manchas de ferrugem. Se você encontrar qualquer um destes, vai precisar de ânimo para realizar a etapa seguinte. Se a pintura estiver íntegra, sua sortuda, pule a próxima etapa.
5. O ideal seria aplicar um jato de areia para tratar as partes de metal estragado. Se você não tiver como, lixe muito bem toda a ferrugem e a tinta velha. Esta etapa é bem cansativa, e solta pó, então é bom usar uma máscara daquelas brancas. Em seguida, limpe todo o pó com um pano úmido com um limpador não oleoso antes de começar a pintar.
6. Cubra as alças com fita crepe. Use a fita crepe para delimitar a parte traseira que não será pintada e parte interna que também não será pintada. Lembre-se: a fita crepe deve cobrir todas as partes pequenas que não serão pintadas e adj
acências/margens de partes grandes (interna, traseira e fundo) que não serão pintadas. Não use outro tipo de fita colante, pois apenas a fita crepe é fácil de retirar depois.
7. Caso você tenha realizado a etapa 5, preencha os afundados e pontos de onde você tirou a ferrugem, com massa plástica. Depois lixe novamente. Caso contrário, pule para a próxima etapa. Prepare a sua massa plástica de preenchimento em pequenas porções, pois endurece rápido, e aplique a massa suavemente na sua peça. Após a massa secar, use a lixa 80 e cheque se ainda existem depressões ou defeitos, caso necessário, apliqu
e a massa novamente e lixe de novo. Uma vez que você conseguiu nivelar os pontos mais elevados ou fundos, suavize-os com lixa 120, então dê acabamento com lixa 400.
8. Passe uma demão de primer (pronuncia-se praimer) que é uma base pra segurar a tinta que vem por cima e que evita que ela descasque. Lembre-se das aulas de química: a tinta é um polímero, então precisa se ligar no primer para não se soltar do substrato. Espere o primer secar e lixe novamente. Uma vez que o primer secou, lixe muito bem com a lixa 400 para dar uma superfície adequada para a camada de base aderir bem a ela.

Agora você está pronto para começar a pintar a sua geladeira!


Pintura
1. Leia e siga as instruções do fabricante no rótulo da tinta, para garantir a qualidade da aplicação.
2. A primeira camada de tinta deve ser bem fina, apenas pontos que deixam o fundo aparente. Espere secar antes de passar para a segunda camada.
3. Por último, pinte a geladeira com tinta automotiva e um pressurizador. Você até pode pintar com tinta spray,
4. Depois que a tinta está seca, tudo o que você precisa fazer é remover a fita adesiva e seguir para a próxima etapa.


Polimento
O passo final é polir e deixar como um espelho. Existem muitos tipos diferentes de agentes polidores, vá a uma loja de produtos automotivos e pergunte pelos melhores. Depois é seguir as instruções do rótulo, tirar uma foto e mandar pra gente!

DICAS:
Lembre-se: as mesmas instruções servem para o fogão.

Tintas e solventes são inflamáveis, portanto cuidado para não incendiar a sua casa, de preferência faça a pintura em outro local, e lembre-se que os vapores de tinta são tóxicos, use proteções e trabalhe em local ventilado.

Siga as orientações do fabricante das tintas em relação ao tempo de mistura, proporções de mistura e temperatura de pintura. Falhas em seguir as diretrizes técnicas levam a desastres nas pinturas.
em parte adaptado de de(coeur)ação.


Também encontrei um site que faz esse serviço. Clique aqui para acessar o Geladeiras Antigas.

Mais imagens para te inspirar:



Comentários

Neto disse…
adorei o texto, parabéns